MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA

Essa viagem foi uma mochilada que fizemos no feriadão 7 de setembro para Morro de São Paulo na Bahia. Lugar lindo, parecido com uma aldeia de pescadores, onde não há carros, só gente bonita e estrangeiros aos montes morando por lá!!!
Chegamos na cidade de Valença às 5:30 da manhã, depois de uma noite toda de viagem. Esse é o ponto final para quem vai de carro, onde há um estacionamento específico para aqueles que seguem para Morro. Do pier de Valença, pegamos um barco (há vários que fazem o trajeto), e seguimos em direção à Morro de São Paulo.
Pousada rústica, mas gostosa.
A viagem de barco dura aproximadamente 30 minutos e chegando em Morro, o visitante tem que pagar a taxa de permanência para manutenção da ilha. Do pier de Morro não há outra opção que seguir a pé pelas ruazinhas do centro até chegar às pousadas. Ficamos na pousada Chez Max, bem rústica, mas gostosa. Morro de São Paulo, que na verdade é uma ilha.
Como chegamos cedo, pagamos o café extra na pousada, trocamos de roupa e embora cansados, saímos para curtir a quarta praia. Morro tem quatro praias famosas: a primeira, que tem pouco movimento; a segunda praia, onde se concentram os bares, restaurantes e pubs, é lotada o dia todo; a terceira praia, de onde saem os barcos para os passeios e a quarta praia, onde se pode mergulhar com snorkel.
Quarta praia - mergulho só para revigorar do cansaço da viagem.
Durante o dia os visitantes podem curtir praias, bares ou passeios de barco e durante a noite, curtir balada nas boates Pulsar e Toca do Morcego, que começam a funcionar à partir de meia noite. A Toca do Mordego funciona também no fim de tarde para o pôr-do-sol (abre às 17h e fecha às 22h, depois reabre para a boate). Vale muito a pena esperar o pôr-do-sol lá, mas prepare o bolso: a entrada custa dez reais, cada refrigerante cinco reais, cerveja long neck a dez... e assim vai.

Paisagem magnífica - vista do farol.
No fim da tarde, é legal passear no centro de Morro, que é cheio de lojinhas, barraquinhas de artesanato, restaurantes, etc. Vá sem pressa, porque não dá para andar rápido nas ruas íngremes da cidade; subimos até o farol para descermos de tirolesa. A paisagem lá do farol é magnífica, linda mesmo.
Antes de descer de tirolesa até a praia lá embaixo. Que medo!!!!!!
 Vista da Toca do Morcego.
 Como já era fim de tarde, decidimos entrar na Toca do Morcego para esperar o pôr-do-sol. Como o bar fica na parte mais alta da ilha, a vista é realmente impressionante!!!! Vale muito à pena, pois o bar é muito legal, bem estilo lounge e tem música ao vivo até as 22h.
Vale a pena esperar o pôr-do-sol.
Toca do Morcego - lounge bar.
 Ficamos até tarde na Toca, descemos para o centro, comemos tapiocas deliciosas fomos para a areia da Segunda praia, onde estava rolando um tipo de luau. A praia estava LOTADA de gente!!!!!!!! Música alta, festa mesmo.
Passeio de lancha para a praia do Boipeba.
No dia seguinte, tomamos café bem cedo e contratamos um passeio de lancha para a praia do Boipeba. No embarque rolou um estresse, pois as lanchas já estavam quase todas lotadas, mas conseguimos. Saímos da terceira praia, paramos em Guarapuá, demos um tempinho para mergulho e seguimos para a praia da Cueira. Aí sim, deu para mergulhar bastante com o snorkel e a máscara, pois a água estava límpida. Deu para ver muita vida marinha.
 Praia da Cueira.
Depois do mergulho a fome bateu, então seguimos para o restaurante do Maguinho na Roca da Barra. Pedimos camarão de novo e estava uma delícia!!!!!! O melhor é que não estava caro, na verdade, não achei as coisas muito caras em Morro de São Paulo. É só saber procurar.
Restaurante do Maguinho antes da comida chegar.
Que delícia!!!!!
Mais uma da praia da Cueira, antes de continuar o passeio.
Depois do almoço, pegamos a lancha e entramos pelo rio do Inferno até um bar flutuante em Cairu, muito conhecido pelas ostras que vende. Meu marido comeu 8 ostras!!!!! Tomamos duas cervejas com o pessoal da lancha, que já fizemos amizade. Pessoal animado!!!!
Bar flutuante em Cairu.

O guloso comeu 8 ostras!!!!
Seguimos viagem até o atracadouro da Ponte do Curral e de lá, voltamos para Morro. Demos uma volta pela cidadezinha, fomos na Fontinha e voltamos para a pousada. À noite, saímos para comer pizza no centro e depois, fomos para uma festa que estava acontecendo na parte alta da cidade.

Stand up paddle na terceira Praia.
No dia seguinte, depois do café, saímos para mergulhar e pegar uma prainha. Como não tínhamos nada programado para esse dia, resolvemos fazer stand up paddle. Dica importante: negocie o preço do aluguel das pranchas, nunca pague o que eles pedem, principalmente se forem duas pessoas.

 Stand up paddle.
Depois do exercício físico, decidimos curtir um barzinho para tomar uma cerveja gelada para hidratar. Fomos para a segunda praia, assistimos a um campeonato de volei e resolvemos subir para o centro da cidade para almoçar, comprar lembrancinhas e tomar aquele sorvete!!!!!
Dando a volta na ilha em direção à praia de Gamboa.
Decidimos descer para o pier e pegamos um barco para o outro lado da ilha para conhecer a praia de Gamboa e tomar o tão famoso banho de argila, que segundo os moradores, é medicinal.
 
Banho de argila. Dizem que é medicinal.
Já de noite, voltamos para a pousada, nos arrumamos e fomos escolher um local para comer. Acabamos jantando à luz de velas no restaurante La Tabla, um ambiente bem romântico.
No dia seguinte, depois do café, arrumamos as mochilas e fizemos o check out. Descemos para o pier a fim de pegar logo a lancha de volta para onde o carro estava estacionado.  Chegando na Ponta do Curral em Valença, pé na estrada!!!!!!!!! Foi maravilhoso!!!!

CONFIRA TAMBÉM AS POSTAGENS:
ITACARÉ/BAHIA
CHAPADA DIAMANTINA/BAHIA
RESORT IBEROSTAR NA BAHIA
FOTOS DE PAISAGENS BRASILEIRAS

4 comentários:

  1. Passear também pelo Brasil é bastante interessante, principalmente pelo Nordeste,que é calor o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  2. André Valença20:32

    Passei minha lua de mel em Morro e confesso que mesmo morando em Salvador, foi uma excelente escolha!!!!!! O lugar é mágico, especial mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:08

    ACABEI DE PASSAR O FERIADÃO DE 7 DE SETEMBRO E ME AMARREI NO LUGAR!!!!!!!!!!!!!! PENSE NUM LUGAR PARADISÍACO!!! NÃO DÁ VONTADE DE VOLTAR PARA A REALIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Morro de São Paulo é um verdadeiro paraíso na Bahia, onde praias exuberantes se encontram com uma atmosfera vibrante. Morro de São Paulo, Hotéis e Pousadas.

    ResponderExcluir

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!